1º Seminário Temático do IH - Crise Hídrica: apurando responsabilidades socioambientais do passado, presente e futuro. 31/08 e 01/09/2017 Anfiteatro 10 ICC Sul PDF  | Imprimir |

semiario_ih

A Organização Mundial de Saúde informa que mais de umbilhão de pessoas são privadas do acesso básico à água. Estimaainda que cerca de 2,3 bilhões de pessoas sofrem de doençasrelacionadas com a água, seja pela escassez ou pela precáriaqualidade dessa água quando consumida. Por outro lado, osórgãos responsáveis pelo monitoramento do clima seja em escalalocal, regional ou global, avisam que os dados que indicam asvariações das precipitações pluviométricas não justificam agravidade dos impactos socioambientais de escassez de água emtodas as regiões do planeta.

Trata-se, portanto, de uma questãofundamentalmente política. A chamada “pauta da água” passou na última década a ocupar a agenda não só dos Estados Nacionais,como também das organizações multilaterais, como é o caso daONU, com a iniciativa de organizar a 8a edição do Fórum Mundialda Água. Por outro lado, os movimentos populares do mundointeiro querem ocupar esse fórum com outro discurso; o discursode que a água não pode ser mercadoria e sim um direito social einalienável da vida. O Brasil, visto como país “rico” em reservasdesse bem social, será palco, na cidade de Brasília, em março de2018, dessas duas perspectivas antagônicas. Em nosso territóriotambém vem se observando um agravamento contínuo e crônicoda crise hídrica em diversas dimensões socioambientais.

Por entender que essa agenda diz respeito crucial a todos os seresvivos, mas em especial, ao ser humano, a Direção do Instituto deCiências Humanas convida a todos, se engajarem num processode discussão e organização do que há de melhor em termos doensino, pesquisa e extensão do Instituto num diálogo profícuocom outras instituições não só acadêmicas, mas também degoverno e dos movimentos sociais, interessados no tema da água. A ideia deste seminário é articular um conjunto de contribuiçõesnum espectro plural de perspectivas, nem sempre convergentes, mas que possam materializar conteúdos efetivos e ricos para o debate político entre os diferentes agentes públicos, privados e dasociedade civil organizada, tendo em vista a realização tanto do 8º Fórum Mundial da Água quanto do Fórum Alternativo Mundialda Água – FAMA em 2018.

As incrições para participação no evento podem ser feitas no link:

Resultado de imagem para web

Programação do seminário:

COMISSÃO ORGANIZADORA