Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás - UFG promove Seminário de 29 de novembro a 02 de dezembro de 2016 PDF  | Imprimir |

seminario_republicanismo

O evento acontecerá na Universidade Federal de Goiás, de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016. Seu objetivo é integrar estudiosos e pesquisadores que atuam com o tema do republicanismo em suas diversas perspectivas e abordagens. Os minicursos tratarão de elementos mais conceituais e axiológicos, retomando autores importantes do pensamento político que raramente são estudados com mais atenção, como Cícero ou Leonardo Bruni. Pretende-se que esse conhecimento filosófico forneça fundamentos mais consistentes para as discussões e pesquisas sobre a república e os assuntos relacionados.

Com as conferências, pretendemos instigar discussões críticas acerca de aspectos contundentes que o tema da república envolve nos campos do Direito, da História e da Política no Brasil e no mundo. Com as sessões de comunicações, temos por objetivo abrir espaço para que pesquisadores e alunos apresentem os trabalhos que desenvolvem. Além dos debates usualmente suscitados, as comunicações irão dar destaque à ampla gama de autores e assuntos que podem ser relacionados à noção de república. Por esse motivo, estimularemos a participação de estudiosos de diferentes áreas das Humanidades, tanto entre convidados, quanto entre os proponentes de comunicações. De modo geral, portanto, o propósito é tratar do tema da república sem perder o rigor acadêmico, por um lado, ou desvincular-se das experiências republicanas, por outro.

Dúvidas e outras informações

Entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. http://seminariorepublicanismo2016.blogspot.com.br/

Comissão organizadora

Prof. Dr. Arnaldo Bastos Santos Neto

Prof. Dr. Geraldo Alves Teixeira Júnior

Prof. Dr. Renato MoscateliProfa.

Dra. Helena Esser dos Reis

Mestre e doutoranda em Filosofia/UFG Rosângela Almeida Chaves